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Estudos de Português para concursos

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A língua portuguesa é um instrumento poderoso e versátil para expressar pensamentos e sentimentos. Para compreendê-la e utilizá-la de maneira eficaz, é essencial dominar alguns conceitos fundamentais. Neste material de estudo, abordaremos os seguintes tópicos:

  1. Significação das Palavras:
    • Sinônimos: Palavras que têm significados semelhantes, proporcionando variações na expressão de ideias.
    • Antônimos: Palavras que possuem significados opostos, destacando contrastes e oposições.
  2. Sentido Próprio e Figurado das Palavras:
    • Sentido Próprio: Utilização da palavra em seu significado literal.
    • Sentido Figurado: Uso da palavra em um sentido simbólico ou metafórico, ampliando suas possibilidades de interpretação.
  3. Ortografia Oficial:
    • Respeitar as normas estabelecidas para a grafia correta das palavras.
  4. Pontuação:
    • Compreender o uso adequado de vírgulas, ponto e vírgula, ponto final, entre outros, para garantir a clareza e coerência textual.
  5. Acentuação:
    • Dominar as regras de acentuação gráfica, incluindo acentos agudos, circunflexos e diferenciais.
  6. Emprego das Classes de Palavras:
    • Substantivo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção.
    • Entender a função de cada classe e como elas contribuem para a estrutura da frase.
  7. Concordância Verbal e Nominal:
    • Verificar a concordância entre sujeito e verbo, assim como entre substantivo e adjetivo.
  8. Regência Verbal e Nominal:
    • Compreender as relações de dependência entre os termos na frase.
  9. Uso da Crase:
    • Identificar os contextos nos quais o uso da crase é necessário.
  10. Sintaxe:
    • Analisar a estrutura das frases e orações, compreendendo a relação entre os elementos que as compõem.

Regras para o Uso da Crase:

A crase é um fenômeno linguístico que indica a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. Sua utilização, porém, obedece a algumas regras específicas. Aqui estão as principais orientações para empregar a crase corretamente:

  1. Antes de palavras femininas:
    • Utiliza-se a crase quando há a combinação da preposição “a” com palavras femininas, como em “Vou à escola” ou “Referi-me à notícia”.
  2. Antes de pronomes possessivos femininos:
    • Usa-se a crase quando a preposição “a” se une ao pronome possessivo feminino, por exemplo, “Entreguei o presente à minha amiga”.
  3. Antes de expressões que indicam local, modo e tempo, se houver a ideia de movimento em direção:
    • Crase é usada quando a preposição “a” é combinada com expressões que indicam direção, como em “Vamos à praia” ou “Ele caminhou à francesa”.
  4. Em locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais femininas:
    • Quando a preposição “a” está presente em locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais femininas, a crase é empregada. Exemplo: “Fui à procura de respostas”.
  5. Em expressões que exigem o artigo definido feminino:
    • Utiliza-se crase em expressões que exigem o uso do artigo definido feminino, como em “À medida que o tempo passa”.
  6. Não há crase:
    • Antes de palavras masculinas: “Vou a pé”.
    • Antes de verbos: “Estou a estudar”.
    • Antes de pronomes de tratamento: “Entreguei o documento a Vossa Excelência”.
    • Antes de nomes de cidades que não utilizam o artigo feminino: “Vou a Porto Alegre”.

Lembrando que a crase não é utilizada quando não há a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O entendimento e prática dessas regras são essenciais para evitar erros comuns e garantir uma escrita precisa e adequada.

Regras para Regência Verbal e Nominal:

Regência Verbal:

A regência verbal trata da relação entre o verbo e seus complementos, indicando como o verbo se relaciona com os termos que o complementam. Aqui estão algumas regras fundamentais:

  1. Verbo transitivo direto:
    • Não exige preposição para ligar-se ao objeto direto. Exemplo: “Ele leu o livro.”
  2. Verbo transitivo indireto:
    • Exige uma preposição para ligar-se ao objeto indireto. Exemplo: “Ela confia em você.”
  3. Verbo intransitivo:
    • Não possui objeto direto nem indireto. Exemplo: “Ele dormiu.”
  4. Verbo de ligação:
    • Não tem objeto direto, mas sim um predicativo do sujeito. Exemplo: “Ele ficou cansado.”
  5. Verbos que pedem preposição antes do objeto direto:
    • Alguns verbos exigem preposição antes do objeto direto, como “assistir a”, “gostar de”, “pensar em”. Exemplo: “Gosto de chocolate.”

Regência Nominal:

A regência nominal trata da relação entre os nomes (substantivos, adjetivos) e seus complementos. Veja algumas regras importantes:

  1. Adjetivos que exigem preposição:
    • Alguns adjetivos necessitam de preposição após eles. Exemplo: “Rico em detalhes.”
  2. Substantivos que exigem preposição:
    • Certos substantivos requerem preposição para ligar-se aos termos seguintes. Exemplo: “Ansioso por resultados.”
  3. Substantivos e adjetivos que pedem determinadas preposições:
    • Alguns termos exigem preposições específicas. Exemplo: “Cauteloso com as decisões.”
  4. Locuções prepositivas e conjuntivas:
    • São expressões formadas por mais de uma palavra, como “à medida que”, “ao lado de”. Exemplo: “À medida que estudava, aprendia.”
  5. Verbo no particípio como adjetivo:
    • O particípio de alguns verbos pode ser utilizado como adjetivo, seguido de preposição. Exemplo: “O livro está interessado no público.”

Regras para Sintaxe:

A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a relação entre elas. Ela abrange diversas regras que orientam a construção de frases corretas e coerentes. Aqui estão algumas das principais regras de sintaxe:

  1. Ordem Direta da Frase:
    • A ordem direta da frase em português geralmente segue o padrão: sujeito + verbo + complemento. Exemplo: “O sol (sujeito) brilha (verbo) intensamente (complemento).”
  2. Inversão da Ordem:
    • A inversão da ordem dos termos pode ocorrer para enfatizar ou para criar um estilo literário específico. Exemplo: “Intensamente brilha o sol.”
  3. Concordância Nominal e Verbal:
    • Os termos da frase devem concordar em gênero e número. Exemplo: “As flores (feminino, plural) são bonitas.”
  4. Emprego de Pronomes:
    • O uso adequado de pronomes é crucial para evitar ambiguidades e garantir a clareza da mensagem. Exemplo: “Ele (pronome) entregou o presente à ela.”
  5. Elipse:
    • A elipse ocorre quando parte da frase é omitida por já ter sido mencionada anteriormente ou por ser facilmente entendida pelo contexto. Exemplo: “Pedro gosta de música; Maria, de pintura.”
  6. Anacronia:
    • Uso de tempos verbais diferentes para criar efeitos temporais na narrativa. Exemplo: “Ele pensava que seria aprovado.”
  7. Paralelismo Sintático:
    • Termos ou estruturas sintáticas semelhantes devem ser apresentados de forma paralela para manter a harmonia na frase. Exemplo: “Ela gosta de ler, correr e nadar.”
  8. Conjunções Coordenativas e Subordinativas:
    • As conjunções coordenativas ligam termos de mesma importância, enquanto as subordinativas estabelecem relações de subordinação. Exemplo: “Estudei muito, mas não obtive sucesso.”
  9. Voz Ativa e Passiva:
    • A voz ativa é quando o sujeito pratica a ação, enquanto a passiva é quando o sujeito sofre a ação. Exemplo: “O menino (sujeito) comeu (verbo) o bolo.”
  10. Uso Adequado de Conectivos:
    • A utilização de conectivos, como conjunções e advérbios, contribui para a coesão e coerência do texto. Exemplo: “Além disso, é importante estudar.”

Regras para Concordância Verbal e Nominal:

Concordância Verbal:

  1. Com o Sujeito Simples:
    • O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito simples. Exemplo: “O aluno estuda.”
  2. Com o Sujeito Composto:
    • No sujeito composto, o verbo concorda com o núcleo mais próximo ou, havendo elementos de diferentes pessoas, com o mais próximo do verbo. Exemplo: “Pedro e Maria estudam.”
  3. Com o Sujeito Coletivo:
    • O verbo pode concordar com o sujeito coletivo no singular, indicando a ideia de unidade, ou no plural, quando se quer destacar a individualidade dos elementos do coletivo. Exemplo: “A multidão chegou cedo.” / “A multidão chegaram cedo.”
  4. Com o Sujeito Indeterminado:
    • O verbo fica na terceira pessoa do singular quando o sujeito é indeterminado. Exemplo: “Precisa-se de voluntários.”
  5. Com o Pronome “Se”:
    • O verbo concorda com o pronome “se” quando este exerce a função de índice de indeterminação do sujeito. Exemplo: “Vive-se bem aqui.”

Concordância Nominal:

  1. Adjetivos Relacionados a Dois ou Mais Substantivos:
    • Quando um adjetivo se refere a dois ou mais substantivos, concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo. Exemplo: “Homem e mulher felizes.”
  2. Adjetivos Pospostos ao Substantivo:
    • Adjetivos pospostos ao substantivo concordam em gênero e número com o substantivo. Exemplo: “Pessoas interessadas.”
  3. Numeral Seguido de Substantivo:
    • O numeral concorda em gênero com o substantivo. Exemplo: “Duas maçãs.”
  4. Expressões Que Indicam Quantidade:
    • Expressões que indicam quantidade podem ficar no singular ou plural, dependendo do contexto. Exemplo: “Um milhão de pessoas está (ou estão) esperando.”
  5. Nomes Próprios Plurais:
    • Nomes próprios no plural são acompanhados de adjetivos no plural. Exemplo: “Os Estados Unidos são (não é) poderosos.”
  6. Locuções Adjetivas:
    • A concordância do adjetivo em locuções adjetivas segue as regras normais de concordância. Exemplo: “Pessoas prontas para a festa.”

Regras para Acentuação:

A acentuação gráfica é uma parte importante da ortografia da língua portuguesa, e seu correto uso contribui para a clareza e correção na escrita. Aqui estão as principais regras de acentuação:

Acento Agudo (´):

  1. Monossílabos Tônicos:
    • Monossílabos tônicos, ou seja, monossílabos que são acentuados na pronúncia, recebem acento agudo. Exemplo: “pé,” “você.”
  2. Ditongos Abertos:
    • Ditongos abertos (vogal + vogal) em palavras oxítonas são acentuados. Exemplo: “água,” “pássaro.”
  3. Vogais “i” e “u” Tônicas:
    • Quando precedidas de ditongo, as vogais “i” e “u” tônicas são acentuadas. Exemplo: “baú,” “saída.”

Acento Circunflexo (ˆ):

  1. Vogais com Acento Circunflexo:
    • Vogais “â,” “ê,” e “ô” recebem acento circunflexo em palavras paroxítonas. Exemplo: “fênix,” “vôo.”
  2. Vogais com Acento Agudo ou Circunflexo nas Oxítonas:
    • Em oxítonas terminadas em “o(s),” “e(s),” “em,” “ens,” as vogais “o” e “e” podem ter acento agudo ou circunflexo. Exemplo: “avô,” “você.”

Acento Grave (`):

  1. Crase:
    • A crase ocorre quando há a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a.” Exemplo: “Vou à escola.”

Observações Gerais:

  1. Não Há Acento:
    • Não há acento em palavras monossílabas, exceto quando são monossílabos tônicos.
  2. Não Há Acento em Ditongos Abertos “ei” e “oi”:
    • Palavras paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” não recebem acento. Exemplo: “ideia,” “heroico.”
  3. Não Há Acento em “i” e “u” Tônicos Seguidos de Ditongo:
    • Não há acento em palavras onde as vogais “i” e “u” são tônicas e estão seguidas de ditongo. Exemplo: “feiura,” “piauí.”
  4. Hiatos “ii” e “uu”:
    • Em hiatos “ii” e “uu,” a segunda vogal recebe acento agudo. Exemplo: “país,” “voo.”

Regras para Pontuação:

A pontuação desempenha um papel crucial na língua portuguesa, ajudando a estruturar o texto, indicar pausas, e fornecer clareza na comunicação escrita. Aqui estão algumas das principais regras de pontuação:

Ponto Final (.)

  1. Fim de Sentença:
    • O ponto final é usado para indicar o final de uma frase declarativa ou imperativa. Exemplo: “Eu gosto de estudar.”

Vírgula (,)

  1. Separação de Elementos Enumerados:
    • Utiliza-se vírgula para separar elementos de uma enumeração. Exemplo: “Maçãs, peras e bananas.”
  2. Orações Coordenadas Adversativas:
    • Usa-se vírgula antes das conjunções adversativas como “mas,” “porém,” “contudo.” Exemplo: “Ele estudou muito, mas não passou na prova.”
  3. Adjuntos Adverbiais Deslocados:
    • Quando o adjunto adverbial está no início da frase, separa-se por vírgula. Exemplo: “No entanto, não desistiu.”

Ponto e Vírgula (;)

  1. Separação de Orações Coordenadas:
    • O ponto e vírgula é utilizado para separar orações coordenadas que já contenham vírgulas. Exemplo: “Ele estudou para a prova; ela preferiu descansar.”

Dois-Pontos (:)

  1. Introdução de Citações ou Enumerações:
    • Os dois-pontos são usados antes de uma citação ou lista. Exemplo: “Ele disse: ‘Estou pronto.'” ou “Itens a comprar: leite, pão, ovos.”

Ponto de Interrogação (?) e Ponto de Exclamação (!)

  1. Fim de Frase Interrogativa ou Exclamativa:
    • São usados no final de frases interrogativas e exclamativas. Exemplo: “Você entendeu?” “Que surpresa incrível!”

Aspas (” ” ou ‘ ‘)

  1. Indicação de Diálogo ou Citação:
    • As aspas são usadas para delimitar o discurso direto ou citações. Exemplo: “Ela disse: ‘Estou indo embora.'”

Parênteses (( ))

  1. Esclarecimentos ou Informações Adicionais:
    • Os parênteses são usados para incluir informações adicionais ou esclarecimentos. Exemplo: “O livro (que eu comprei ontem) é interessante.”

Travessão (—) e Reticências (…)

  1. Indicação de Diálogo, Continuidade ou Suspensão:
    • O travessão é usado para indicar diálogo, continuidade ou suspensão. Exemplo: “Ele disse — ‘Vamos embora.'” ou “Ela olhou para o horizonte…”

Observações Gerais:

  1. Evitar Excesso de Pontuação:
    • Evite o excesso de pontuação, como o uso de vírgulas em excesso, que pode prejudicar a clareza do texto.
  2. Uso Cuidadoso das Pontuações em Diálogos:
    • Ao escrever diálogos, utilize as pontuações corretas para indicar falas e ações.